Hora Brasileira

Por que julgamento de Bolsonaro no TSE não mobiliza bolsonaristas?

Publicidade

Por que julgamento de Bolsonaro no TSE não mobiliza bolsonaristas?

O vídeo da BBC News Brasil discute o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a aparente falta de mobilização dos bolsonaristas em relação a este evento. Bolsonaro é acusado de abusar de seu poder como presidente ao lançar dúvidas sistemáticas sobre a lisura da urna eletrônica e do processo eleitoral brasileiro, algo que a defesa do ex-presidente nega.

O futuro político de Bolsonaro será decidido por sete ministros titulares do TSE, e especialistas em direito eleitoral acreditam que há uma alta chance de Bolsonaro ser condenado, o que o deixaria inelegível para concorrer em eleições por 8 anos.

Dois levantamentos feitos por empresas que monitoram o debate político na internet mostram que o engajamento da militância bolsonarista tem sido menor do que o observado entre novembro de 2022 e janeiro de 2023. Durante esse período, os eleitores de Bolsonaro estavam fortemente engajados na internet e nas ruas contra a vitória de Lula nas eleições, culminando na invasão dos prédios dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro.

Os dados coletados entre 25 de maio e 10 de junho indicam que o julgamento de Bolsonaro no TSE gerou 53.800 menções em redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram. Desse total, 53% eram postagens de perfis contrários a Bolsonaro, contra 47% de perfis alinhados ao presidente.

A cientista política Camila Rocha, que pesquisa a nova direita brasileira, confirma a dispersão do público bolsonarista e a ausência de narrativas espontâneas desse público com relação ao julgamento no TSE. O professor de ciências políticas Jorge Chaloub acredita que isso pode ser um indicativo de que diminuiu a capacidade de Bolsonaro aglutinar seus seguidores, um fenômeno natural para um político que não ocupa mais o poder.

No entanto, as empresas de monitoramento e a pesquisadora Camila Rocha acreditam que é cedo para afirmar que não haverá um movimento organizado em favor do ex-presidente durante o julgamento em si, principalmente entre os eleitores mais fiéis. Esse movimento pode até extrapolar a internet e resultar em violência no mundo real. Uma eventual inelegibilidade de Bolsonaro pode deixar a base de apoiadores dele mais aguerrida, mesmo que em menor número, ou pode levar esse público a buscar outras opções dentro da nova leva de políticos de direita.

Assista o Video no canal da BBC

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo