O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou 100 dias no último domingo (9) com uma avaliação positiva de 36% dos brasileiros, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (19). Por outro lado, 29% consideram o governo ruim ou péssimo, enquanto 32% avaliam como regular e 3% não souberam ou não quiseram responder.
Entre as principais medidas adotadas pelo governo Lula nesse período estão a reativação do programa Bolsa Família, que passou a atender 17 milhões de famílias com um valor médio de R$ 250; a criação do Auxílio Brasil, que substituiu o auxílio emergencial e beneficia cerca de 40 milhões de pessoas com R$ 200 por mês; e a ampliação da vacinação contra a Covid-19, que já imunizou mais de 70% da população adulta com pelo menos uma dose.
O governo Lula também enfrentou polêmicas e desafios, como o atrito com o Banco Central pela alta da taxa de juros, que chegou a 9,25% ao ano; a crise hídrica e energética, que ameaça o abastecimento e aumenta o custo da energia elétrica; e as denúncias de corrupção envolvendo o senador Sergio Moro (Podemos-PR), ex-juiz da Lava Jato e possível adversário de Lula nas eleições de 2026.
Além disso, o presidente fez viagens internacionais para fortalecer as relações diplomáticas e comerciais do Brasil com países como Argentina, Chile, Estados Unidos, China e França. Em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Lula defendeu a democracia, o multilateralismo e a preservação ambiental.
[arve url=”https://youtu.be/aN9ZxEU2Axw” /]A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas entre os dias 14 e 17 de abril por meio de entrevistas telefônicas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01234/2023.