Hora Brasileira

Rosângela Lula da Silva – saiba quem é a primeira-dama do Brasil

Publicidade

Rosângela Lula da Silva – saiba quem é a primeira-dama do Brasil

Paranaense, socióloga e 'petista de carteirinha', Rosângela da Silva tem histórico de militância no PT e atuou na campanha do presidente eleito.
Rosângela Lula da Silva
Paranaense, socióloga e 'petista de carteirinha', Rosângela da Silva tem histórico de militância no PT e atuou na campanha do presidente eleito.

A Mulher

Janja, como seus amigos a apelidaram, nasceu em União da Vitória, no Paraná, em 1966, e se mudou para Curitiba ainda na infância. Com a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, Janja se tornou a nova primeira-dama do país a partir de 1º de janeiro de 2023.

Com MBA em gestão social e sustentabilidade, ela atuou como coordenadora de programas voltados ao desenvolvimento sustentável na hidrelétrica de Itaipu, onde ingressou em 2005.

A socióloga também passou pela Eletrobras entre 2012 e 2016. Na estatal, foi assessora de comunicação e relações institucionais. Ela voltou a Itaipu em 2016 e se desligou definitivamente da hidrelétrica em 2020.

Janja e Lula

Janja participou das vigílias em Curitiba no período em que Lula esteve preso na superintendência da Polícia Federal do Paraná, mas conhece o petista desde as caravanas da cidadania, na década de 1990. As excursões percorreram 359 cidades com o objetivo de ouvir os anseios das comunidades a articular projetos de desenvolvimento para essas regiões.

Como contou o presidente em entrevista a um podcast, enquanto esteve na cadeia, Janja mandava “comidinha” pra ele todas as noites, além de fazer visitas e enviar cartas.
O relacionamento dos dois veio à tona em 2019, depois de uma visita do ex-ministro da Fazenda Luiz Carlos Bresser Pereira ao petista. Por uma rede social, ele revelou que Lula estava apaixonado e que seu primeiro projeto ao sair da prisão era se casar.

No dia em que foi colocado em liberdade pela Justiça, Janja estava ao lado do petista no seu primeiro discurso após quase dois anos preso, segurando uma faixa que dizia “Lula é inocente”.

Os dois vivem juntos desde que o presidente foi solto, em novembro de 2019. Se casaram em maio de 2022, em São Paulo.

Campanha

Janja apresentou a nova versão do jingle “Lula Lá” durante o lançamento da pré-campanha do petista à Presidência da República, em maio deste ano, e participou dos comícios ao longo da campanha ao lado de figuras históricas do PT.

A socióloga também fez a “ponte” da candidatura de Lula com a classe artística. Na segunda-feira (26), ela organizou um evento em São Paulo, considerado pela coordenação da campanha o “último grande ato” antes do primeiro turno das eleições.

Entre os presentes estavam Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Daniela Mercury, Paulo Vieira, Emicida, Margareth Menezes, Duda Beat, Walter Casagrande, Djamila Ribeiro, Itamar Vieira Júnior, Lilia Schwarcz, Silvio Almeida, Johnny Hooker, Fabiana Cozza, Vladimir Brichta, Júlia Lemmertz e Claudia Abreu.

Nomes internacionais também fizeram parte do ato. Os atores Mark Ruffalo e Danny Glover e o cantor Roger Waters gravaram vídeos em apoio ao ex-presidente.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo