Hora Brasileira

São Paulo se prepara para o dia mais quente da história seguido de temporal

Publicidade

São Paulo se prepara para o dia mais quente da história seguido de temporal

Prepare-se para o dia mais quente da história em São Paulo, seguido por uma frente fria intensa. Alerta da Defesa Civil para ventos fortes e quedas de energia.
om a ação da onda de calor, os índices de radiação solar ficam elevados. Foto: INPE
om a ação da onda de calor, os índices de radiação solar ficam elevados. Foto: INPE

A cidade de São Paulo está prestes a quebrar recordes de temperatura nesta quinta-feira, 16 de novembro. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a máxima prevista atinge incríveis 38°C, superando o recorde anterior de 37,8°C registrado em outubro de 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Onda de Calor

Desde o início da semana, as temperaturas têm desafiado marcas antigas, com a segunda-feira (13) marcando o segundo dia mais quente na história das medições do Inmet. O domingo (12) também entrou para a lista dos dias mais quentes, atingindo 37,1ºC. Esses números reforçam a tendência de que 2023 está se consolidando como o ano mais quente já registrado na cidade.

Alerta para Temporal

No entanto, a quente sequência de dias será abruptamente interrompida na sexta-feira (17) pela chegada de uma frente fria. A Defesa Civil emitiu alertas para fortes ventos em todo o estado, prevendo chuvas intensas, ventos fortes e muitos raios. Rajadas de vento podem atingir velocidades entre 60 e 80 km/h, com áreas isoladas podendo chegar a 100 km/h.

Impacto na Energia Elétrica

Além das altas temperaturas, a cidade enfrentou problemas de queda de energia nesta semana, especialmente na Avenida Paulista e na região da Avenida Luís Carlos Berrini. A sobrecarga no sistema elétrico foi atribuída ao aumento no uso de equipamentos como ar condicionado e ventiladores. A ISA CTEEP identificou elevações abruptas na carga da distribuidora, relacionadas à onda de calor, contribuindo para a redução no perfil de tensões.

A Enel, concessionária responsável pela energia elétrica na cidade, esclareceu que as quedas de luz foram causadas por ocorrências externas registradas no Sistema Interligado Nacional, destacando a importância da conscientização sobre o consumo de energia durante períodos críticos.

São Paulo se prepara para enfrentar um dia histórico de calor, seguido por mudanças drásticas no clima. Além de se protegerem do calor extremo, os paulistanos devem ficar atentos aos alertas da Defesa Civil e adotar medidas para preservar a segurança e economizar energia. A cidade está em alerta máximo para um fenômeno climático que pode deixar marcas na história meteorológica da região.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo