Separação de Famílias na Fronteira:
Policiais do estado do Texas separaram famílias migrantes ao longo da fronteira com o México, detendo pais acusados de invasão de propriedade e entregando mães e filhos a autoridades federais, informou o Departamento de Segurança Pública do estado na quinta-feira.
Mudança nas Políticas e Estimativas:
As separações marcam uma mudança em relação aos comentários anteriores dos líderes da polícia do estado do Texas, que diziam que as famílias deveriam ficar juntas. Amrutha Jindal, defensora-chefe da Operação Lone Star Indigent Defense, estima que o número de separações familiares pode estar próximo de 40 ou mais.
Localização e Confusão nas Separações:
Jindal identificou separações no condado de Maverick e expressou confusão sobre como as distinções estão sendo feitas sobre quem faz parte de uma unidade familiar. Advogados nomeados notaram o problema ao ouvir preocupações de clientes.
Declarações Enganosas e Prisões:
Alguns migrantes foram informados de que se reuniriam com suas famílias, mas foram levados para a prisão. Outros foram informados de que nunca mais veriam seus entes queridos.
Comentários Oficiais e Ações do Governo:
O porta-voz do Departamento de Segurança Pública e o gabinete do governador Greg Abbott comentaram sobre as prisões e separações. O Departamento de Segurança Interna dos EUA expressou preocupação.
Reações de Advogados e Comparação com a Era Trump:
Kristin Etter chamou a mudança de “nada menos que uma separação familiar patrocinada pelo estado”. A ação do Texas foi comparada com as separações familiares da era Trump.
Legislação, Financiamento e Operações de Fronteira:
No início deste ano, tentativas de aprovar leis de imigração falharam, mas o Legislativo alocou fundos para segurança de fronteira. A Abbott lançou a operação de policiamento de fronteira conhecida como Operação Lone Star.
Medidas Recentes e Incidentes:
Mais recentemente, Abbott instalou uma barreira flutuante no Rio Grande, levando a um processo. Dois corpos foram recuperados perto da fronteira, e as operações de segurança da Abbott atraíram críticas após relatos de migrantes feridos.