Hora Brasileira

STF dá luz verde a investigação de Bolsonaro por motim

Publicidade

STF dá luz verde a investigação de Bolsonaro por motim

Um juiz da Suprema Corte do Brasil autorizou na sexta-feira a inclusão do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua investigação sobre quem incitou o motim de 8 de janeiro na capital do país, como parte de uma repressão mais ampla para responsabilizar os responsáveis.
Jair Bolsonaro - Tentativa de Golpe 8 de Janeiro
Jair Bolsonaro - Tentativa de Golpe 8 de Janeiro

Segundo o texto da decisão, o ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido do Ministério Público, que citou um vídeo que Bolsonaro postou no Facebook dois dias após o motim. O vídeo afirmava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi eleito para o cargo, mas foi escolhido pelo Supremo Tribunal Federal e pela autoridade eleitoral do Brasil.

Os promotores do recém-formado grupo de combate a atos antidemocráticos argumentaram na sexta-feira que, embora Bolsonaro tenha postado o vídeo após o motim, seu conteúdo era suficiente para justificar uma investigação prévia de sua conduta. Bolsonaro apagou na manhã seguinte à primeira postagem.

Analistas jurídicos consultados pela Associated Press disseram que investigar Bolsonaro estava atrasado e justificado.

“O posicionamento de Bolsonaro, em geral, está sendo investigado como método de incitação. O fato de o vídeo ter sido publicado após os ataques não significa que ele não estava envolvido anteriormente na incitação dos atos”, disse Georges Abboud, professor de direito constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo