Hora Brasileira

STF determina que Telegram remova mensagem fraudulenta contra PL das Fake News

Publicidade

STF determina que Telegram remova mensagem fraudulenta contra PL das Fake News

Ministro do STF determina que o aplicativo Telegram remova mensagem que distorce de forma fraudulenta o conteúdo do projeto de lei das Fake News. A mensagem induzia os usuários a acreditarem que o projeto violaria a privacidade e a criptografia dos aplicativos, o que não é verdade. O Telegram tem 24 horas para cumprir a decisão judicial ou sofrerá sanções como multa diária e suspensão do serviço no país. O projeto de lei das Fake News está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes

Moraes determina que Telegram remova mensagem contra o PL das Fake News
Ministro do STF considerou que a publicação distorceu de forma fraudulenta o conteúdo do projeto de lei

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o aplicativo Telegram remova uma mensagem que criticava o projeto de lei (PL) das Fake News, sob pena de suspensão do serviço no Brasil. A decisão foi tomada na segunda-feira (8), em uma ação movida pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator do PL no Senado.

Segundo Moraes, a mensagem do Telegram, enviada aos usuários brasileiros no dia 4 de maio, distorceu de forma fraudulenta o conteúdo do projeto de lei, que visa combater a disseminação de notícias falsas e a manipulação de informações nas redes sociais e serviços de mensagens.

A mensagem dizia: “O Senado brasileiro está prestes a votar um projeto de lei que pode comprometer seriamente a privacidade dos brasileiros. Se aprovado, ele forçará os aplicativos como o Telegram a violar a criptografia para fins de rastreamento em massa, algo que nós no Telegram sempre fomos contra”.

Moraes afirmou que a mensagem induziu os usuários a acreditarem que o PL das Fake News iria violar a privacidade e a criptografia dos aplicativos, o que não corresponde à verdade. O ministro destacou que o projeto de lei prevê apenas a rastreabilidade das mensagens encaminhadas em massa, ou seja, aquelas que são enviadas por mais de cinco usuários e alcançam mais de mil pessoas.

O ministro também ressaltou que o PL das Fake News não tem como objetivo censurar ou restringir a liberdade de expressão dos cidadãos, mas sim proteger os direitos fundamentais e a democracia dos ataques e manipulações promovidos por agentes maliciosos que se valem das redes sociais e serviços de mensagens para disseminar mentiras e ódio.

O Telegram tem 24 horas para cumprir a decisão judicial e remover a mensagem contra o PL das Fake News. Caso contrário, poderá sofrer sanções como multa diária e suspensão do serviço no país.

O projeto de lei das Fake News foi aprovado pelo Senado em junho de 2020 e está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto ainda pode sofrer alterações antes de ser votado pelos deputados e seguir para sanção ou veto presidencial.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo