Hora Brasileira

STF forma maioria para tornar réus 250 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro

STF forma maioria para tornar réus 250 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro

O STF formou maioria para tornar réus 250 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Essa é a terceira leva de denúncias apresentadas pela PGR contra os envolvidos na invasão armada que tentou abolir o Estado Democrático de Direito.
Sessão plenária do STF / Foto: Nelson Jr. /SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus 250 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, quando foram depredadas as sedes do tribunal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional. Essa é a terceira leva de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os envolvidos na invasão armada que tentou abolir o Estado Democrático de Direito.

Os ministros analisam no plenário virtual da Corte as condutas individuais de cada acusado, seguindo o que prevê a Constituição. Os denunciados são acusados de crimes como associação criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.

O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou para tornar os 250 em réus. O voto foi seguido por Dias Toffoli, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes. O ministro André Mendonça divergiu parcialmente. Três ministros ainda não apresentaram seus votos no sistema eletrônico. O STF está com uma cadeira vaga desde a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Em seus votos, os ministros afirmaram que há provas suficientes contra os denunciados e que as condutas são gravíssimas. Eles destacaram que os atos golpistas foram planejados e executados por uma massa criminosa que se organizou desde outubro de 2022 até a data da investida contra os Poderes Constitucionais.

O julgamento vai até segunda-feira (8). Na terça (9), começa a análise de mais 250 casos. Ao todo, a PGR denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Para saber mais sobre o fato, acesse o site do G1 aqui: Com 6 a 1, STF forma maioria para tornar réus 250 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro | Política | G1

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo