Hora Brasileira

Talibã ordena que salões de beleza do Afeganistão fechem na mais recente repressão aos direitos das mulheres

Publicidade

Talibã ordena que salões de beleza do Afeganistão fechem na mais recente repressão aos direitos das mulheres

Os governantes talibãs do Afeganistão, em seu mais recente atropelo aos direitos das mulheres, ordenaram o fechamento de salões de beleza em todo o país, eliminando um dos últimos meios que as mulheres afegãs tinham para ganhar renda e encontrar engajamento social.

Diretrizes e Decretos do Governo Talibã

Segundo as diretrizes emitidas pelo líder supremo do governo talibã de fato, “os salões de beleza femininos em Cabul e nas províncias devem ser dados um mês para encerrar suas atividades comerciais, e suas licenças e contratos serão inválidos no final do período especificado”, de acordo com uma declaração do Ministério da Virtude e do Vício do Talibã, responsável pela aplicação da rigorosa interpretação draconiana do grupo da lei islâmica.

Pressão Econômica e Práticas “Proibidas”

Um dia depois, Mahajir explicou em uma declaração postada online que o decreto foi emitido porque os salões de beleza estavam colocando muita pressão econômica nos noivos, já que suas famílias tradicionalmente são esperadas para cobrir o custo dos tratamentos de beleza do casamento para as mulheres de ambas as famílias. O porta-voz do ministério disse que os salões também usavam cabelo falso e moldavam as sobrancelhas das mulheres, o que ele disse ser “proibido no Islã”, embora ambos sejam comuns em muitas outras nações islâmicas majoritárias. Muhajir também sugeriu que o uso excessivo de maquiagem impediria a pele das mulheres de absorver água durante os rituais de oração islâmicos.

Impacto nas Mulheres e Seus Meios de Subsistência

Os salões de beleza eram uma das poucas fontes restantes de renda para as mulheres afegãs que sustentavam a si mesmas e suas famílias. O Talibã emitiu uma série de decretos formais desde que retomou o poder no país em agosto de 2021, restringindo severamente os direitos das mulheres de trabalhar, ir à escola e até mesmo sair de casa sem a companhia de homens.

Reações e Desespero Diante das Novas Restrições

Mena, que possui três salões de beleza e emprega quase 50 mulheres neles, disse que estava perplexa, triste e profundamente incerta sobre o futuro com o anúncio do Talibã. Ela disse que dedicou toda a sua vida a construir e nutrir seu negócio. “Trabalhar em salões de beleza permaneceu a única escolha para as mulheres afegãs e o único vislumbre de esperança para um sustento dentro deste país”, disse Mena. “Cada uma das minhas empregadas serve como principal provedora para suas famílias, e desde que o anúncio foi feito, vejo-as encontrando um canto e derramando lágrimas de angústia.”

Repercussão Internacional e Resposta dos Talibãs

A Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA) instou o Talibã, em um tweet na terça-feira à noite, após o anúncio do decreto, a cessar sua implementação imediatamente, alertando que a “nova restrição aos direitos das mulheres terá um impacto negativo na economia e contradiz o apoio declarado ao empreendedorismo feminino”.

O líder supremo do grupo, Akhundzada, que está baseado na província ocidental de Kandahar e evita aparições públicas, emitiu uma declaração na semana passada alegando que seu governo implementou medidas para melhorar a vida das mulheres afegãs. “Passos necessários foram dados para melhorar as condições das mulheres como metade da sociedade, a fim de proporcionar-lhes uma vida confortável e próspera”, disse ele em uma declaração em inglês divulgada por seu porta-voz. “Os aspectos negativos da ocupação de 20 anos relacionados ao hijab das mulheres e ao desvio terminarão em breve. O status das mulheres como seres humanos livres e dignos foi restaurado.”

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo