Hora Brasileira

Taxa de desemprego abre 2023 em 8,4%, a menor em oito anos

Publicidade

Taxa de desemprego abre 2023 em 8,4%, a menor em oito anos

Mesmo com essa estabilidade, 9 milhões de pessoas ainda buscavam por uma colocação no mercado de trabalho em janeiro, segundo IBGE.

No trimestre encerrado em janeiro deste ano, o desemprego no Brasil afetou 8,4% da população, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o menor nível de desocupação para este período desde 2015.

Apesar da estabilidade em relação aos três meses anteriores, ainda há 9 milhões de pessoas fora da força de trabalho, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.

O número de desempregados permaneceu o mesmo do trimestre anterior, com uma redução anual de 3 milhões de pessoas em busca de emprego em relação ao mesmo período do ano anterior, quando havia 12 milhões de pessoas procurando emprego.

A coordenadora do estudo, Adriana Beringuy, explica que a estabilidade ainda é uma consequência da redução na procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022.

No trimestre, o nível de ocupação foi estimado em 56,7%, o mesmo que em 2016, e o contingente de pessoas empregadas foi de 98,6 milhões, uma queda de 1 milhão em relação ao trimestre anterior.

Houve queda na ocupação no trimestre, após uma sequência de aumento no número de trabalhadores em 2022. No entanto, em comparação ao ano anterior, o número de pessoas empregadas continua aumentando, com um aumento de 3,4%. “Enquanto a desocupação está estável, há perda de empregos sendo gerados”, diz Beringuy.

“Observamos, assim, dois panoramas: em uma análise de curto prazo, é observada uma queda na formação de trabalho, enquanto no confronto com um ano atrás o cenário ainda é de ganho de ocupação”, completa a pesquisadora.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo