É falho e desordenado em termos de roteiro convencional, mas há um interesse real neste estranho, peculiar e interessantemente dirigido psicodrama satírico da artista e cineasta nascida no Rio, Anita Rocha da Silveira, que mira na patriarcalidade conformista-autoritária do Brasil de Jair Bolsonaro.
As Personagens e seu Mundo
Mari (Mari Oliveira) é membro de um grupo de canto de jovens mulheres cristãs evangélicas chamado Michele e os Tesouros do Mundo, que (como as Barden Bellas em A Escolha Perfeita) às vezes brigam quando uma de suas integrantes faz uma improvisação não ensaiada na apresentação; sua líder, Michele (Lara Tremouroux), é incrivelmente glamorosa e loira, com um canal no YouTube, discutindo tópicos como “Como tirar a selfie cristã perfeita”.
Essas mulheres bajulam o pregador carismático e politicamente ambicioso de sua igreja, que as repreende todos os domingos, e também bajulam o pelotão de jovens vigilantes voluntários da igreja, com quem se espera que se casem.
Segredos e Revelações
Mas os Tesouros têm um segredo: depois dos ensaios, todas elas colocam máscaras assustadoras (como algo do mestre francês do choque, Bertrand Bonello) e perambulam pelas ruas à procura de jovens mulheres andando sozinhas – e, portanto, meretrizes deploráveis – e as espancam até que prometam aceitar Jesus em suas vidas.
Mari torna-se obcecada por uma notória suposta mulher fácil chamada Melissa que resistiu a uma surra justa e sofreu terríveis lesões na confusão que se seguiu antes de desaparecer.
Em Busca de Melissa e o Desfecho Alucinatório
Ela consegue um emprego em um hospital com uma ala para pacientes em coma, suspeitando que uma dessas figuras imóveis e enfaixadas seja a lendária Melissa, mas sente que algo estranho está acontecendo. Em seu estado cada vez mais histérico e alucinatório, Mari descobre que o edifício tem uma espécie de porta de Nárnia para uma floresta tropical de sensualidade.
Este realmente é um filme muito estranho e talvez não se coesione da maneira que um roteiro mais rigorosamente refinado e redigido poderia fazer, mas cada um de seus elementos exóticos sugere um delírio crescente – exatamente o tipo de frustração de grupo deslocada e não reconhecida que cresce e metastatiza em um estado policial.
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