Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Trump culpa imigrantes por assassinatos nos EUA

Publicidade

Trump culpa imigrantes por assassinatos nos EUA

A Casa Branca condena os comentários de Trump sobre imigrantes com "genes ruins", classificando-os como "odiosos" e "repugnantes".

Trump acusa imigrantes de terem “genes ruins”:

O candidato presidencial dos EUA, Donald Trump, causou indignação com mais retórica anti-imigrante, afirmando que há milhares de imigrantes com condenações por assassinato espalhando “genes ruins” nos Estados Unidos.

Entrevista com Hugh Hewitt:

Trump fez os comentários em uma entrevista de rádio com o comentarista conservador Hugh Hewitt na segunda-feira, enquanto criticava as políticas de imigração de sua rival democrata, a vice-presidente Kamala Harris. Ele afirmou que 13.000 “assassinos” cruzaram as “fronteiras abertas” dos EUA e estavam “vivendo felizes” no país.

Comentários sobre “genes ruins”:

“Você sabe agora, um assassino — eu acredito nisso — está nos genes deles. Temos muitos genes ruins em nosso país agora”, disse Trump a Hewitt.

Condenação da Casa Branca:

As alegações de Trump, que distorcem dados da Agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA (ICE), receberam rápida condenação da Casa Branca. “Esse tipo de linguagem é odioso, repugnante, inapropriado e não tem lugar em nosso país”, declarou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Críticas adicionais:

Críticos afirmam que isso segue uma longa história do candidato republicano de “culpabilizar” migrantes e explorar preconceitos raciais. “É apenas uma maneira para ele (e, por extensão, alguns de seus apoiadores) se verem como superiores aos imigrantes que ele está culpando”, escreveu o colunista do Washington Post, Philip Bump. “Ecos da Alemanha nazista”, comentou o ex-embaixador dos EUA e analista político Michael McFaul.

Distorção de dados do ICE:

Dados divulgados pelo ICE em setembro mostraram que havia 13.099 pessoas com condenações por homicídio no “registro de não detidos” da agência. No entanto, muitos deles estão em prisões estaduais ou federais, e outros entraram nos EUA anos ou décadas atrás.

Retórica anti-imigração contínua:

Trump, que está empatado com Harris em estados decisivos antes da eleição presidencial de novembro, tem focado na imigração durante a campanha, demonizando tanto migrantes indocumentados quanto pessoas que entraram legalmente no país.

Declarações e ameaças controversas:

No mês passado, o candidato de 78 anos disse que Harris deveria ser processada pelas políticas de fronteira da Casa Branca e chamou os imigrantes indocumentados de “animais” prontos para “estuprar, pilhar, roubar, saquear e matar”. “Eles vão entrar na sua cozinha, vão cortar sua garganta”, afirmou.

Trump também ameaçou deportar residentes legais do Haiti, repetindo alegações desacreditadas de que eles estariam comendo animais de estimação em Ohio.

Comparações históricas e acusações graves:

Sendo o candidato presidencial mais velho da história dos grandes partidos e o primeiro ex-presidente já condenado por um crime, Trump acusou os imigrantes de “envenenar o sangue do nosso país” em dezembro, frase que lhe rendeu comparações a Adolf Hitler.

Imigração como tema central na eleição:

A imigração é um ponto crítico para muitos eleitores nos EUA, onde as travessias irregulares de fronteira atingiram um recorde no final de 2023.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo