Donald Trump parece quase invencível nas primárias e caucus republicanos. Apesar de suas vitórias contundentes, a força do líder entre os eleitores da eleição geral permanece incerta. AP VoteCast mostra que Trump, o ex-presidente, galvanizou o núcleo do eleitorado do GOP em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul. Seus eleitores até agora são predominantemente brancos, na maioria com mais de 50 anos e geralmente sem diploma universitário. No entanto, isso é muito diferente do eleitorado que ele enfrentará em novembro, quando terá que apelar para um grupo muito mais diversificado e possivelmente conquistar apoiadores da ex-embaixadora da ONU, Nikki Haley. Sua influência foi limitada nas primárias do GOP – mas sua candidatura pode prenunciar problemas para Trump.
Oposição Interna e Mudança de Política no Partido Republicano:
AP VoteCast revela que uma grande parte da oposição a Trump dentro das primárias republicanas é composta por eleitores que o abandonaram antes deste ano. Destaca também um partido republicano que fez uma reviravolta em questões políticas centrais, favorecendo alguns programas governamentais de grande porte e recuando de compromissos no exterior.
A Coalizão de Haley: Republicanos Anti-Trump e Eleitores de Biden em 2020:
Haley foi a única grande desafiante de Trump até a Carolina do Sul, mas o desafio dos primeiros estados destacou as limitações de sua proposta de campanha. Alguns apoiadores de Haley em New Hampshire e Carolina do Sul eram eleitores que se identificavam como democratas ou independentes. Mais importante, esses eleitores tendiam a ter apoiado Biden em 2020. Na Carolina do Sul e Iowa, cerca de 4 em 10 eleitores de Haley apoiaram Biden quase quatro anos atrás. Aproximadamente metade de seus eleitores em New Hampshire votou em Biden.
Eleitorado Republicano Predominantemente Branco:
Até agora, quase todo o apoio a Trump veio de eleitores brancos, que constituíram a grande maioria do eleitorado nos primeiros confrontos diretos republicanos — mesmo na diversificada Carolina do Sul. Esses resultados nos dão poucas pistas sobre se Trump pode reduzir as margens que os democratas tradicionalmente desfrutaram com eleitores negros e hispânicos.
O Novo Partido Republicano:
É oficial: a era de um Partido Republicano pequeno e belicista parece ter chegado ao fim. Em vez disso, os eleitores das primárias republicanas apoiam fortemente políticas domésticas que exigem investimentos governamentais significativos, como manter a idade atual de 67 anos para elegibilidade à Previdência Social e construir um muro na fronteira entre os EUA e o México. E estão mostrando menos entusiasmo pela intervenção em conflitos com rivais tradicionais dos EUA, como a Rússia.
Os Maiores Desafios de Trump Ainda Estão por Vir:
Trump desfrutou de uma audiência favorável nos concursos republicanos, uma que ele não poderá contar em novembro se ganhar a nomeação. Cerca de 7 em 10 dos eleitores nas primárias e caucus se identificaram como conservadores. Mas em 2020, conservadores eram menos de 40% do eleitorado geral; o resto estava aproximadamente dividido entre liberais e moderados. Apenas 36% dos moderados votaram em Trump em 2020 e apenas 8% dos liberais fizeram o mesmo.