Hora Brasileira

Vênus: O Inesperado Refúgio de Vida Extraterrestre no Nosso Sistema Solar?

Publicidade

Vênus: O Inesperado Refúgio de Vida Extraterrestre no Nosso Sistema Solar?

Cientista da NASA sugere que Vênus, apesar de seu ambiente hostil, pode abrigar formas de vida alienígenas. Enquanto alguns especialistas debatem a viabilidade, outros olham para outros cantos do nosso sistema solar.
Dr. Michelle Thaller
Dr. Michelle Thaller

Um planeta que sofre temperaturas escaldantes de 475°C (900°F) sob uma espessa atmosfera ácida pode ser o último lugar onde você esperaria encontrar vida alienígena em nosso Sistema Solar. No entanto, uma cientista da NASA afirma que os extraterrestres provavelmente estão se escondendo em Vênus em condições insuportáveis para os humanos.

A Teoria de Thaller:

A nova teoria foi proposta pela Dra. Michelle Thaller, cientista de pesquisa no Goddard Space Flight Centre, baseado nos EUA. Ela menciona que “possíveis sinais de vida” já foram observados na atmosfera rica em dióxido de carbono de Vênus, acrescentando que está absolutamente certa de que a vida existe em algum lugar. “Eu nunca esperava por Vênus. Vênus é agora um local onde vemos algo na atmosfera que se parece muito com o que poderia ser produzido por bactérias.”

Vênus: O Gêmeo da Terra:

Vênus é frequentemente descrito como o “gêmeo da Terra” devido ao seu tamanho e estrutura similares. No entanto, suas condições são drasticamente diferentes. Astrônomos acreditam que seria impossível para os humanos existirem em Vênus, que está posicionado a 67 milhões de milhas do Sol e é o planeta mais quente do nosso sistema solar.

O Ambiente Hostil de Vênus:

A atmosfera de Vênus, composta por ácido sulfúrico e dióxido de carbono, provoca um “efeito estufa descontrolado” que impede o calor de escapar para o espaço. Apesar disso, os cientistas debatem há muito tempo se as nuvens de Vênus poderiam abrigar formas de vida microbiana que sobrevivem à base de enxofre, metano e ferro.

Contraponto: A Visão do Professor Papineau:

O Professor Dominic Papineau, astrobiólogo da University College of London, considera as visões da Dra. Thaller “difíceis de hipotetizar realisticamente”. Ele destaca a necessidade de água líquida para reações químicas relacionadas à vida e sugere que Marte e as luas geladas do sistema solar externo são locais mais prováveis para encontrar vida ou fósseis extraterrestres.

Outras Possibilidades no Sistema Solar:

A NASA indica que existem 290 “luas tradicionais” em nosso sistema solar. O Professor Papineau sugere que é mais provável encontrar vida extraterrestre em Marte e nas luas geladas do sistema solar externo, devido à existência de água líquida nesses corpos celestes.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo