Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Europol Classifica PCC Como ‘Cartel’ e Intensifica Cooperação com o Brasil

Publicidade

Europol Classifica PCC Como ‘Cartel’ e Intensifica Cooperação com o Brasil

A Europol designa o PCC como "cartel" no combate ao tráfico de drogas e intensifica a cooperação com o Brasil. O tráfico de drogas na Europa e a apreensão de bens ilícitos no Brasil são pontos de destaque.
PCC ordena atentados simultâneos em RN e MG e põe estados em alerta
PCC ordena atentados simultâneos em RN e MG e põe estados em alerta

Designação de Cartel pela Europol

A Europol, a polícia europeia, usou a expressão “cartel” para designar o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa nascida nos presídios paulistas na década de 1990. O termo foi inserido em comunicado no relatório de maio de 2023 sobre a operação contra o tráfico de drogas na Espanha e em Portugal, em parceria com as polícias nacionais dos países e a Polícia Federal brasileira.

Operações Antidrogas e Apreensões

A operação de maio foi um desdobramento de uma apreensão, em junho de 2022, de 800 quilos de cocaína escondidos num contêiner com sacos de açaí congelados saídos do Brasil, no porto de Sines, Portugal. Em São Paulo, a Polícia Civil apreendeu no dia 28 de julho 50 veículos de luxo, como um McLaren avaliado em R$ 1,5 milhão. Os Porsches, Ferraris, Audis e outros carros caríssimos seriam usados para lavar o dinheiro da droga pelo PCC.

Presença do PCC na Europa e Intensificação da Cooperação

Foi perguntado à Europol sobre o mapeamento da quantidade de integrantes do PCC que vivem na Europa, servindo como representantes comerciais da organização para negociar o envio de cocaína do Brasil para lá em acordos comerciais com as máfias europeias, como a italiana ‘Ndrangheta. A Europol intensificou sua cooperação estratégica com o Brasil, e a Polícia Federal brasileira agora tem dois agentes de ligação destacados na sede da Europol, em Haia.

PCC na Lista de Ameaças à Segurança nos EUA

O governo dos Estados Unidos incluiu o PCC na lista de risco para ameaças da segurança nacional do país, ao lado da tríade chinesa, a máfia italiana e a japonesa Yakuza.

Primeiro Comando da Capital (PCC): Desenvolvimento, Impacto e Prevalência no Crime Organizado Brasileiro

Examinando a ascensão e a influência do PCC, a maior facção criminosa do Brasil, que se estende além das fronteiras do país.

Formação e Crescimento

Fundado em 1993 no sistema prisional paulista, o Primeiro Comando da Capital (PCC) surgiu como uma resposta dos detentos às precárias condições prisionais. Promovendo um código de ética interno e buscando melhorar as condições para seus membros, o PCC expandiu-se rapidamente, tornando-se a maior facção criminosa do Brasil, com presença tanto dentro quanto fora das prisões.

Atuação e Influência

O PCC, principalmente conhecido por seus extensos esquemas de tráfico de drogas, também se envolve em atividades ilícitas variadas, como sequestro, lavagem de dinheiro e roubo. Além disso, o grupo exerce uma influência significativa no ambiente político, usando de violência e intimidação para influenciar as políticas prisionais e de segurança pública.

Expansão Internacional

Além das fronteiras do Brasil, o PCC estendeu sua influência para países vizinhos e até mesmo para a Europa e a África. A facção usa as rotas internacionais para traficar drogas, armas e pessoas, aumentando assim seu poder e influência globalmente. O PCC é considerado uma das organizações criminosas mais poderosas do mundo.

Desafios e Combate ao PCC

O combate ao PCC representa um desafio enorme para a segurança pública do Brasil. O uso de inteligência e cooperação internacional tornou-se essencial para enfrentar a organização. Além disso, questões sociais subjacentes, como a pobreza e a desigualdade, que contribuem para o recrutamento e crescimento do PCC, devem ser abordadas para uma solução de longo prazo.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo