Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Aposentadoria para Expatriados: Como Funciona?

Publicidade

Aposentadoria para Expatriados: Como Funciona?

Entenda como expatriados podem se aposentar e contribuir para o INSS, mesmo vivendo fora do Brasil. Inclui informações sobre acordos internacionais e dicas para receber benefícios no exterior.
Previdência Social
Previdência Social

Muitas dúvidas surgem em relação à Previdência Social Brasileira quando se decide mudar de país. O Brasil mantém vários acordos de cooperação previdenciária com outros países, permitindo que o tempo de contribuição seja computado em ambas as nações. Esses acordos incluem países como Alemanha, Canadá, Chile, Espanha, França, Itália, Japão, entre outros, além de acordos multilaterais com nações do Mercosul e da península ibero-americana.

Contribuição e Aposentadoria no Exterior:

Expatriados podem contribuir para o INSS mesmo residindo fora do Brasil, desde que não como segurados facultativos, caso possuam vínculo empregatício no exterior. É possível manter o vínculo com a Previdência Social por meio de registro como autônomo ou empresário, facilitando a aposentadoria no Brasil e no país de residência.

Recebimento da Aposentadoria no Exterior:

Você pode receber sua aposentadoria do INSS morando no exterior, inclusive podendo acumular benefícios do Brasil e do país de residência. Há diversos detalhes no Direito Previdenciário para quem vive fora do Brasil, seja por melhores condições de vida, estudos ou novas experiências.

Casos Previdenciários no Exterior:

Existem várias situações para quem mora fora do Brasil, seja de forma temporária ou permanente, com ou sem Acordo Internacional Previdenciário com o Brasil. Dependendo do caso, é possível manter contribuições ao INSS e usufruir de benefícios em ambos os países.

Requerimento de Aposentadoria e Outros Benefícios:

Para solicitar a aposentadoria no exterior, o processo varia conforme a existência de Acordo Internacional. Sem acordo, o segurado deve nomear um procurador no Brasil. Além da aposentadoria, outros benefícios previdenciários podem ser acessíveis, dependendo do acordo com o país de residência.

Transferência de Aposentadoria para o Exterior:

O INSS permite a transferência de benefícios previdenciários para o exterior, facilitando a vida de quem reside permanentemente fora do Brasil. É fundamental, porém, que o país de residência tenha um Acordo Previdenciário com o Brasil.

Conclusão:

Expatriados têm várias opções para se aposentar e receber benefícios do INSS, mesmo vivendo fora do Brasil. A cooperação internacional amplia essas possibilidades, permitindo a contribuição e o recebimento de aposentadoria em múltiplos países. É essencial se informar adequadamente e manter a documentação organizada para facilitar o processo de aposentadoria.

Para informações mais detalhadas confira o canal Ingrácio Advocacia

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo