Hora Brasileira

Abin Alertou Governo sobre Extremistas em Manifestações

Abin Alertou Governo sobre Extremistas em Manifestações

O ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Saulo da Cunha, relatou em depoimento à CPMI que a agência alertou o governo sobre manifestantes extremistas e atos antidemocráticos.

Alertas da Abin e Depoimento de Saulo da Cunha

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apresentou um relatório ao governo de transição alertando sobre a presença de manifestantes extremistas nos acampamentos em quartéis do Exército. A informação veio do ex-diretor da agência, Saulo da Cunha, em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). Cunha afirmou que a agência produziu 33 alertas relacionados às manifestações na primeira semana de janeiro.

Distribuição dos Comunicados

Segundo o ex-chefe da Abin, os alertas foram distribuídos para diferentes centros de inteligência. Foram acionados representantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do Ministério da Defesa, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, por meio de um grupo de mensagens no aplicativo WhatsApp. Parte desses alertas foram recebidos pelo general Gonçalves Dias, que comandava o GSI.

Controvérsias sobre o Registro dos Alertas

Ainda de acordo com o depoimento, o general Gonçalves Dias pediu para que o registro de que ele havia recebido os alertas não constasse no relatório da Abin. “Disse que não era o destinatário daquelas mensagens oficiais e que aquelas mensagens foram encaminhadas à grupos de WhatsApp”, disse Cunha a respeito das mensagens.

Avaliação da Natureza das Manifestações e Comunicação com G. Dias

O ex-diretor da Abin considerou que os alertas indicam que as manifestações não eram eventos comuns. “Naquele momento, a gente havia convicção de atos antidemocráticos”, afirmou. Saulo da Cunha também afirma ter alertado G. Dias a respeito da quantidade de ônibus que chegaram em Brasília às vésperas dos atos antidemocráticos. A resposta do ex-GSI foi: “Eu acho que vamos ter problemas”.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo