O Banco de Portugal emitiu um alerta sobre uma fraude telefônica em que os criminosos utilizam o nome do banco central e de seus funcionários para acessar ilegalmente credenciais de contas bancárias. Carlos Moura, diretor de sistemas de informação do Banco de Portugal, relatou que várias queixas foram recebidas de usuários que foram contatados por mensagens de texto e chamadas telefônicas em nome do Banco de Portugal. O banco está colaborando com as autoridades e denunciou os casos.
Os fraudadores enviam mensagens assinadas por um número que falsifica a identidade do Banco de Portugal, alertando os clientes que o acesso às suas contas pode estar comprometido. Os clientes são induzidos a ligar para um número que simula ser da linha de apoio do banco, onde são atendidos de forma muito semelhante ao serviço real do Banco de Portugal.
Durante o contato, é solicitado às vítimas que instalem um aplicativo fraudulento, apresentado como um antivírus, para verificar informações comprometidas. Esse aplicativo é, na verdade, um malware que extrai as credenciais de acesso das contas bancárias dos usuários.
Carlos Moura informou que o Banco de Portugal já recebeu várias centenas de telefonemas em seu centro de atendimento, além de várias dezenas através de sua rede regional, indicando a amplitude do esquema fraudulento na sociedade.
O Banco de Portugal aconselha a não compartilhar dados pessoais, informações de cartões bancários, realizar transferências suspeitas ou instalar softwares desconhecidos no telefone ou computador. Recomenda-se que qualquer pessoa que receba uma chamada suspeita reporte o caso às autoridades e entre em contato com o Banco de Portugal através do e-mail [email protected] ou pelo número 213 130 000.