Hora Brasileira

Brasil vive Lava Jato às avessas

Brasil vive Lava Jato às avessas

O vídeo intitulado "Brasil vive 'Lava Jato às avessas' contra políticos de direita?" discute se os métodos supostamente questionáveis usados contra o PT e aliados na Operação Lava Jato estão sendo adotados pelos Tribunais Superiores, sob a liderança de Alexandre de Moraes, contra apoiadores e aliados bolsonaristas.
Morais e Moro
Morais e Moro

A discussão ganhou forma quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSF) anulou o mandato do deputado Deltan Dallagnol, que era chefe da força-tarefa do Ministério Público Federal durante a Lava Jato.

Os entrevistados notaram algumas semelhanças entre a atuação de Sergio Moro e Alexandre de Moraes, como a grande concentração de casos importantes no gabinete do mesmo magistrado. No entanto, também enfatizaram diferenças importantes, como a proximidade controversa entre Moro e o Ministério Público Federal, que não é observada na relação entre a Procuradoria-Geral da República e Alexandre de Moraes.

O vídeo também discute como Moro e Moraes acumularam tanto poder em suas funções como juízes. Moro ganhou grandes poderes ao julgar supostos crimes cometidos em vários cantos do Brasil, enquanto Moraes se tornou relator de inquéritos que investigam os mais diversos crimes relacionados a Jair Bolsonaro e seus aliados.

Além disso, o vídeo aborda as acusações, tanto do PT quanto dos bolsonaristas, de que seriam vítimas de perseguição ideológica, seja por Moro ou Moraes. Para o professor de Direito Rafael Mafei, essa é uma grande diferença entre o trabalho do ex-juiz e do ministro do STF.

Por fim, o vídeo menciona que a discussão continuará em breve, quando o TSE julgará se Jair Bolsonaro deve ser impedido de concorrer por oito anos, por suspeita de ter cometido ataques injustificados contra o sistema eleitoral brasileiro.

Assista o video do canal BBC News Brasil

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo