Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Desmistificando Vistos dos EUA para Brasileiros

Publicidade

Desmistificando Vistos dos EUA para Brasileiros

Explore verdades sobre vistos dos EUA no Brasil, desfazendo mitos e explicando o processo de solicitação para brasileiros.
Os fatos diretos sobre vistos dos EUA no Brasil
Os fatos diretos sobre vistos dos EUA no Brasil

Mito: A embaixada e os consulados dos EUA no Brasil recusam a maioria dos pedidos de visto submetidos por brasileiros.

Fato: Nossas seções consulares no Brasil emitem vistos para a maioria dos solicitantes, incluindo aqueles que aplicam para vistos de turismo e negócios. Em todo o Brasil, nossos três consulados (Rio de Janeiro, Recife e São Paulo) e a embaixada dos EUA em Brasília emitiram mais de um milhão de vistos de não imigrantes no ano fiscal de 2014. A grande maioria dos pedidos de visto de não imigrante foi aprovada.

Mito: O governo dos EUA não se importa com viajantes de negócios e não entende a importância desses viajantes para a economia dos EUA.

Fato: O governo dos EUA acolhe viajantes brasileiros de negócios e continua a melhorar o processo de solicitação de visto. Nos esforçamos para proteger a fronteira dos EUA enquanto facilitamos a viagem de visitantes legítimos, especialmente de grandes fontes de visitantes como o Brasil. O aumento das viagens fortalece nossos laços pessoa a pessoa e melhora ambas as economias. As embaixadas e consulados dos EUA estabeleceram procedimentos para agilizar as entrevistas para viajantes de negócios. Oficiais dos EUA trabalham em conjunto com grupos empresariais em mais de 100 países, incluindo o Brasil, para simplificar o processo de visto para viajantes de negócios. O Centro de Vistos de Negócios do Departamento pode explicar os procedimentos de aplicação de visto para empresas e organizações dos EUA, e organizadores de convenções e eventos esportivos que convidam funcionários, clientes atuais e potenciais, parceiros ou equipes atléticas para os Estados Unidos. Empresas e organizações dos EUA podem entrar em contato pelo e-mail [email protected], ou ligar para 202-485-7675 para mais informações.

Mito: O processo de visto dos EUA desencoraja brasileiros a visitar os Estados Unidos.

Fato: O número de solicitantes de visto no Brasil quase dobrou desde 2010, e o Departamento de Estado investiu pesadamente em novos prédios e pessoal para reduzir o tempo de espera para uma entrevista. Em 2014, nossa embaixada e consulados no Brasil emitiram mais de um milhão de vistos de não imigrantes e mais de 2,2 milhões de brasileiros viajaram para os Estados Unidos. A embaixada e os consulados dos EUA no Brasil estão atendendo à crescente demanda por serviços de visto.

Mito: Um candidato precisa conhecer alguém na embaixada ou no consulado para obter um visto.

Fato: As qualificações de um candidato – conforme apresentadas no pedido de visto e na entrevista de visto – e a lei dos EUA são as únicas bases nas quais tomamos decisões de visto. A lei dos EUA proíbe funcionários da embaixada e do consulado de fornecer assistência não oficial a solicitantes de visto. Conhecer alguém na embaixada ou nos consulados não ajudará você a obter um visto.

Mito: Entender o processo de solicitação de visto é extremamente difícil.

Fato: Nos esforçamos para explicar claramente o processo de solicitação de visto para os solicitantes de visto no Brasil. Criamos um site em português para compartilhar melhor as informações (http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/visas.html). Os candidatos também podem ligar para (02) 976-8500 a 02 se não encontrarem as informações necessárias em nossos sites. O governo dos EUA trabalha para garantir que o processo de visto seja o mais aberto e transparente possível. Alguns que se dizem “facilitadores de visto” lucram ao fazer o processo parecer mais complicado do que realmente é.

Mito: A embaixada dos EUA só concede vistos para pessoas ricas.

Fato: Oficiais consulares são treinados para olhar todos os fatos apresentados durante uma entrevista de visto, não apenas o status financeiro de um indivíduo, ao determinar a elegibilidade. Durante uma entrevista de visto, os oficiais consulares analisam cada aplicação individualmente e consideram as circunstâncias do solicitante, planos de viagem, recursos financeiros e laços fora dos Estados Unidos que garantirão a partida do solicitante após uma visita temporária.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo