Hora Brasileira

O maior desafio da democracia brasileira hoje é o bolsonarismo

O maior desafio da democracia brasileira hoje é o bolsonarismo

Após o ataque a Brasília, tanto o governo Lula quanto a sociedade civil têm um papel importante a desempenhar no combate às forças que impulsionam a extrema-direita brasileira.

No domingo, 8 de janeiro, milhares de apoiadores do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro invadiram a capital do Brasil.

Foi o momento 6 de janeiro do Brasil. E, como em Washington, DC, membros das forças de segurança foram cúmplices da invasão, permitindo que os manifestantes rompessem rapidamente suas linhas e saqueassem o prédio do Congresso, a Suprema Corte e o palácio presidencial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu rapidamente, declarando uma intervenção federal na polícia de Brasília, que removeu os manifestantes dos prédios. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ordenou que todos os acampamentos pró-Bolsonaro fossem dissolvidos em 24 horas. Os apoiadores do ex-presidente se reuniram fora do quartel militar, pedindo que as forças armadas interviessem e instalassem Bolsonaro como presidente.

Tanto a Suprema Corte quanto o Senado iniciaram investigações sobre os organizadores e financiadores da invasão. Quase 1.500 pessoas já foram presas, incluindo o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres, responsável pela segurança em Brasília na semana que antecedeu a invasão. O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, está suspenso por três meses.

Líderes de todo o espectro político denunciaram a invasão e apoiaram Lula. Isso inclui até aliados de Bolsonaro, como o chefe da Câmara, Arthur Lira, e o bilionário Luciano Hang.

Uma semana após o atentado, Lula parece ter renovado o mandato popular. E Bolsonaro está mais isolado do que nunca. O ex-presidente partiu para a Flórida dois dias antes da posse de Lula. Seu suporte online está no nível mais baixo de todos os tempos. Noventa e três por cento dos brasileiros condenam o ataque à capital.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo