Hora Brasileira

Por que os brasileiros falam português e não espanhol?

Publicidade

Por que os brasileiros falam português e não espanhol?

Durante a cerimônia de abertura dos Jogos de Verão de 2016, mais de 10.000 atletas de 207 equipes desfilaram no Estádio do Rio de Janeiro, mas muitos espectadores ficaram confusos, pois as equipes pareciam ter saído na ordem errada. Na verdade, era a ordem alfabética de acordo com a língua nativa do Brasil, que é o português.

O Brasil é o único país da América Latina que usa o português, não o espanhol, como sua língua principal. Então, por que os brasileiros falam português?

Bem, tudo remonta ao final do século XV, quando Cristóvão Colombo e outros viajantes estavam explorando o Atlântico. Logo após Colombo descobrir o novo mundo, a Espanha correu para garantir a soberania sobre ele antes que qualquer outro país, nomeadamente Portugal, pudesse fazer o mesmo. Então, em 1494, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas, que dividiu suas reivindicações ao longo da linha de demarcação. A Espanha recebeu direitos exclusivos sobre todas as terras a oeste da linha, enquanto Portugal estava livre para conquistar qualquer coisa a leste.

Este acordo abriu o caminho para a Espanha colonizar grande parte do que é hoje a América Latina, razão pela qual esses países falam espanhol. Enquanto isso, Portugal recebeu apenas uma faixa de terra no Atlântico, o que é hoje a costa leste do Brasil. Embora o Brasil de hoje tenha sido oficialmente descoberto e reivindicado por Portugal no ano de 1500, os portugueses o deixaram em grande parte desocupado até cerca de 1530.

O interesse renovado do país na região foi devido ao pau-brasil, uma árvore única encontrada na costa que pode ser processada em um corante vermelho brilhante. Isso é, como você pode adivinhar, como o Brasil recebeu seu nome. Mas, curiosamente, o pau-brasil não se mostrou tão significativo para o desenvolvimento do Brasil. Em vez disso, a principal cultura de exportação da colônia era a cana-de-açúcar.

No final do século XVI, o açúcar estava em alta demanda e a economia do Brasil dependia muito dele. Então, quando outras potências europeias começaram a competir com os monopólios do Brasil, os proprietários de plantações brasileiras começaram a migrar para o interior em busca de terras mais férteis. Por meio dessas expedições, o ouro foi descoberto e, no final dos anos 1600, ocorreu uma corrida do ouro. Isso levou a uma maior expansão e, no próximo século, as fronteiras do Brasil moderno foram traçadas.

Cerca de um século depois, o Brasil ganhou total independência. Claro, os portugueses não descobriram realmente o Brasil quando chegaram pela primeira vez. Milhões de indígenas já viviam na região.

Os portugueses escravizaram a população nativa quase imediatamente. No entanto, quando as tensões aumentaram entre os grupos nativos e os colonizadores, os portugueses começaram a importar escravos da África. Ao longo de cerca de três séculos, o Brasil importou cerca de 4 milhões de escravos africanos, tantos que em um determinado momento eles superaram os imigrantes em cinco para um.

Conforme a história se desenrolava, o que era uma vez o português europeu adotou pedaços e pedaços de dialetos de outras línguas, primeiro dos nativos, depois dos escravos africanos e, finalmente, dos imigrantes europeus. Hoje, o português brasileiro e o português europeu têm pequenas diferenças em gramática e vocabulário e grandes diferenças na pronúncia. No entanto, as línguas permanecem muito semelhantes.

[arve url=”https://horabrasileira.com.br/wp-content/uploads/2023/06/Why-Do-Brazilians-Speak-Portuguese-And-Not-Spanish.mp4″ title=”Why do Brazilians speak Portuguese and not Spanish” description=”Why do Brazilians speak Portuguese and not Spanish” thumbnail=”10826″ grow=”true” disable_links=”true” arve_link=”false” /]

 

 

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo