Hora Brasileira

Portugal Continental se Prepara para Frio, Chuva e Neve

Portugal Continental se Prepara para Frio, Chuva e Neve

Esta semana, Portugal Continental enfrentará uma mudança no clima com a chegada de frio, chuva e neve, especialmente nas terras altas, conforme informado pelo IPMA.

Portugal Continental se despedirá dos dias de sol esta quinta-feira (22 de fevereiro), com a chegada de chuva, frio, e inclusive neve, anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Uma frente fria cruzará o território, trazendo consigo uma massa de ar polar marítimo.

Frente Fria e Massa de Ar Polar:

O IPMA detalha que a passagem de uma “superfície frontal fria” iniciará uma corrente de noroeste pós-frontal, responsável pelo transporte de ar polar marítimo. Este fenômeno meteorológico resultará em queda de neve nas regiões Norte e Centro, especialmente nas terras altas, com a altitude da neve descendo para 800/1000 metros nos dias subsequentes.

Previsões Específicas:

A quinta-feira promete céu muito nublado, com diminuição de nebulosidade no decorrer do dia. Espera-se chuva na região Norte, estendendo-se às demais regiões e transformando-se em aguaceiros. A temperatura máxima sofrerá uma leve queda, com valores variando entre 20 graus em localidades como Santarém, Setúbal, e Faro, e 11 graus na Guarda.

Condições para Sexta-feira e Fim de Semana:

Para sexta-feira, prevê-se céu muito nublado com aguaceiros e possível trovoada, especialmente no Norte e Centro, onde a neve poderá ocorrer acima de 800/1000 metros. O vento, de noroeste, soprará moderado a forte, especialmente no litoral oeste e terras altas, com uma descida acentuada da temperatura nas regiões montanhosas.

Acumulação de Neve e Previsão para o Domingo:

O IPMA alerta para as acumulações de neve, que podem atingir entre 10 a 20 cm em serras acima dos 1200 metros. Contudo, no domingo (25), uma subida temporária da temperatura devido à passagem de um novo sistema frontal pode resultar em precipitação sob forma de chuva, contribuindo para o derretimento da neve acumulada.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo