Hora Brasileira

Projeto de Pensão para Órfãos de Feminicídio e Outras Pautas do Plenário

Publicidade

Projeto de Pensão para Órfãos de Feminicídio e Outras Pautas do Plenário

O Plenário discute pensão para órfãos de feminicídio, incentivo à pesquisa biomédica e combate à gripe aviária. Saiba mais sobre as propostas e seus impactos
Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, de cerca de 3.900 mulheres mortas em 2022, 1.400 sofreram feminicídio, na maioria dos casos cometido por maridos, companheiros ou ex-companheiros.
Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, de cerca de 3.900 mulheres mortas em 2022, 1.400 sofreram feminicídio, na maioria dos casos cometido por maridos, companheiros ou ex-companheiros.

O primeiro item da pauta do Plenário na terça-feira (3) é o projeto (PL 976/2022) que propõe uma pensão especial para filhos e dependentes menores de 18 anos de vítimas de feminicídio. A condição para receber o benefício é que o órfão tenha uma renda familiar mensal per capita de até 1/4 do salário mínimo. O projeto, de autoria da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), estabelece a pensão no valor de um salário mínimo, distribuído entre os filhos elegíveis. O benefício pode ser concedido provisoriamente e, caso seja decidido que não houve feminicídio, o pagamento é suspenso, mas sem necessidade de devolução, exceto em casos de má-fé.

Comissões e Relatorias:

O projeto passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sob relatoria da senadora Augusta Brito (PT-CE) e pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com a senadora Leila Barros (PDT-DF) como relatora.

Pesquisa Biomédica:

Outro ponto em discussão é o projeto (PRS 32/2023) que visa instituir a Frente Parlamentar Mista da Pesquisa Biomédica e sua Aplicação na Saúde. Proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o grupo tem como objetivo fortalecer a pesquisa biomédica no Brasil, promovendo melhores condições para o desenvolvimento tecnológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e debatendo a importância da biodiversidade na saúde da população.

Combate à Gripe Aviária:

A medida provisória (MP 1.177/2023) que destina R$ 200 milhões do Orçamento federal para o combate à gripe aviária também será votada. A necessidade surge após a detecção de aves infectadas no país. Os recursos serão usados em diversas ações, desde o deslocamento de equipes até investimentos em biossegurança. A MP foi criada após a confirmação de um foco da doença em Ubatuba (SP) e outros estados.

Fonte: Agência Senado

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo