Hora Brasileira

Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro

Relator vota pela inelegibilidade de Bolsonaro

O ministro Benedito Gonçalves, relator do processo de Jair Bolsonaro (PL) no TSE, votou pela inelegibilidade do ex-presidente por oito anos a partir do pleito de 2022.

A decisão é baseada na responsabilidade direta e pessoal de Bolsonaro por uma conduta ilícita em benefício de sua candidatura à reeleição para o cargo de presidente da república. Além disso, a decisão também declara a inelegibilidade de Walter Souza Braga Neto, pois não foi demonstrada sua responsabilidade pelas práticas ilícitas comprovadas nos autos.

A decisão também determina a comunicação desta decisão à Secretaria da Corregedoria Eleitoral para que, independentemente da aplicação do acordo, promova a devida notação no histórico de Jair Messias Bolsonaro no Cadastro Eleitoral na hipótese de restrição à sua capacidade eleitoral passiva.

Além disso, a decisão será comunicada à Procuradoria Geral Eleitoral para análise de eventuais providências na esfera penal, ao Tribunal de Contas da União, considerando o comprovado emprego de bens e recursos públicos na preparação de evento e que se consumou desvio de finalidade eleitoreira, e aos ministros Alexandre de Moraes e ao relator da petição 10.77 do DF para ciência e providências que entenderem cabíveis.

Assista o video no canal CNN

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo