Hora Brasileira

Temporais Intensos Continuam no RS com Previsão de Fortes Ventos

Temporais Intensos Continuam no RS com Previsão de Fortes Ventos

Frente fria traz chuvas intensas e ventos de até 100 km/h ao Rio Grande do Sul, com condições instáveis previstas até o fim de semana.

Com a aproximação de uma frente fria, o tempo no Rio Grande do Sul deve continuar instável nesta quarta-feira (8). De acordo com os meteorologistas, a chuva deve se concentrar na metade sul do estado, região que também deve registrar as menores temperaturas nos próximos dias.

Origem da Frente Fria:

O avanço desta nova frente fria é consequência de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina. Segundo a Climatempo, o sistema não vai passar diretamente pelo Rio Grande do Sul, mas influencia a intensidade dos ventos na região Sul do país e provoca o retorno das chuvas ao estado.

Projeções Meteorológicas:

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que as condições de instabilidade devem continuar até o fim de semana, com a chuva se espalhando novamente por boa parte do estado. “A partir de quinta a chuva deve avançar mais para o norte do estado. As previsões indicam que sexta e sábado devem ser os piores dias nas regiões já mais afetadas pelos temporais”, projeta Luengo.

Impacto das Chuvas:

O Rio Grande do Sul já contabiliza 95 mortos e mais de 130 desaparecidos por conta das chuvas. Há 207,8 mil pessoas desalojadas e estima-se que mais de 1,4 milhão de pessoas já foram afetadas.

Alertas Meteorológicos:

Por conta do grande volume de chuva previsto para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos meteorológicos. O primeiro, de “grande perigo”, cobre o extremo sul do estado, com previsões de chuva acima de 100 milímetros por dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. O segundo, de “perigo”, abrange a parte mais central do Rio Grande do Sul, com volumes de chuva que podem chegar a 100 milímetros e ventos intensos.

Perspectivas Futuras:

O bloqueio atmosférico que contribui para a concentração das chuvas no Sul ainda deve durar ao menos mais uma semana. Este sistema impede que as frentes frias avancem para o interior do país, mantendo o ar quente e seco em áreas do Centro-Sul do país e dificultando a formação de nuvens nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo