Hora Brasileira

Restrições Israelenses a Missões de Ajuda em Gaza

Restrições Israelenses a Missões de Ajuda em Gaza

Israel bloqueou várias missões de ajuda humanitária no norte de Gaza, segundo relatório da UNRWA, agravando a escassez de alimentos em meio ao conflito.
Caminhões de ajuda humanitária chegam a depósito da ONU no centro da Faixa de Gaza
Caminhões de ajuda humanitária chegam a depósito da ONU no centro da Faixa de Gaza

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) reportou que Israel tem sistematicamente negado o acesso de comboios de ajuda ao norte de Gaza, onde a escassez de alimentos se intensificou significativamente. Esta região foi uma das mais afetadas nos primeiros dias da ofensiva militar israelense.

Dados do Relatório da UNRWA:

De acordo com um relatório da UNRWA, entre 1 e 19 de abril, Israel vetou pelo menos 27 das 81 missões de ajuda que necessitavam de coordenação tanto no norte quanto no sul de Gaza. A última entrega de alimentos ao norte ocorreu em 23 de janeiro, destacando uma severa restrição ao acesso humanitário.

Esforços e Declarações Oficiais:

A agência israelense responsável pela inspeção dos comboios que entram em Gaza alegou estar cooperando com diversas organizações humanitárias para facilitar a entrada de ajuda. Entretanto, a UNRWA aponta que houve pouca mudança no volume de suprimentos humanitários entrando em Gaza ou na melhora do acesso às regiões mais afetadas.

Movimentação de Ajuda Humanitária:

Desde o início de abril, uma média de 186 caminhões de ajuda por dia conseguiu entrar em Gaza através das passagens de Kerem Shalom e Rafah. Antes do conflito, cerca de 500 caminhões entravam diariamente no enclave palestino, o que ressalta a redução significativa do suporte humanitário durante o período de confronto.

Desafios na Distribuição de Ajuda:

As agências de direitos humanos têm alertado sobre as severas restrições impostas por Israel à entrada de ajuda em Gaza, resultando em uma distribuição inadequada de suprimentos essenciais. Frequentemente, as autoridades israelenses culpam as Nações Unidas por dificuldades na distribuição interna de ajuda, com centenas de caminhões acumulados em Kerem Shalom, sem poderem avançar.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo