A Meta, proprietária do Facebook, lançou o Threads, uma nova rede social que compete diretamente com o Twitter, um dia antes do previsto.
Threads, que é integrado ao Instagram, proporciona uma experiência centrada em texto. A Meta o descreve como “um novo espaço separado para atualizações em tempo real e conversas públicas”. Esperava-se originalmente que fosse lançado na quinta-feira.
Threads parece proporcionar uma experiência de usuário muito semelhante à do Twitter: os usuários podem curtir, compartilhar e responder às postagens, que são chamadas de “threads”. Contadores mostram o engajamento de cada mensagem, e o aplicativo permite links, fotos e vídeos nas mensagens.
“Nossa visão é que o Threads será um novo aplicativo mais focado em texto e diálogo, modelado após o que o Instagram fez para foto e vídeo”, disse a Meta.
Threads é projetado como um aplicativo móvel e, no momento do lançamento, não parece ter um cliente para desktop.
Espera-se que o aplicativo desafie diretamente o Twitter, que sob a propriedade de Elon Musk, tem visto rápidas mudanças. Por exemplo, Musk, nas últimas semanas, anunciou que os usuários serão limitados no número de tweets que podem ler por dia e que os checks azuis podem ser comprados por uma taxa mensal de 8 dólares.
As mudanças têm, há meses, afastado usuários e anunciantes da plataforma do Twitter.
Os usuários do Threads precisarão de um nome de usuário existente no Instagram, ou de uma nova conta no Instagram.
O aplicativo está disponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, em mais de 100 países.
No entanto, não estará disponível na União Europeia de 27 países de imediato. A UE tem regras rigorosas de privacidade, e a Meta informou aos reguladores de lá que não planeja lançar o Threads para usuários da UE ainda.
Threads também competirá com uma safra recente de alternativas ao Twitter, incluindo o ainda não lançado Bluesky, um projeto do ex-CEO do Twitter Jack Dorsey; bem como Spill e Mastodon.