Hora Brasileira

Canal de Comunicação das Comunidades Brasileiras Expatriadas

Confira quem são os alvos da PF por planejar assassinatos de Moro e outras autoridades

Publicidade

Confira quem são os alvos da PF por planejar assassinatos de Moro e outras autoridades

A Operação Sequaz da Polícia Federal prendeu sete integrantes do PCC que planejavam ataques contra autoridades públicas, entre elas o senador Sergio Moro.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Sequaz, que visa desarticular uma organização criminosa que planejava ataques contra servidores e autoridades públicas, incluindo homicídios e extorsão mediante sequestro. Entre os alvos dos criminosos estavam o senador Sergio Moro (União-PR), o promotor de Justiça Lincoln Gakiya e outras pessoas ligadas ao combate ao crime organizado.

Segundo a PF, os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea em pelo menos cinco estados: Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Cerca de 120 policiais federais cumpriram 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária nessas unidades da Federação.

As investigações apontaram que os principais integrantes da organização criminosa se encontravam nos estados de São Paulo e Paraná. Eles seriam lideranças da maior facção do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), responsável por diversos crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídios.

Entre os presos na operação estão Patric Velinton Salomão, conhecido como “Forjado”, Janeferson Aparecido Mariano Gomes, Valter Lima Nascimento, o “Guinho”, Reginaldo Oliveira de Sousa, o “Rê”, e Sidney Rodrigo Aparecido Piovesan, o “El Sid”. Eles foram encaminhados para a Superintendência Regional da PF em São Paulo.

Em nota, a PF informou que a operação foi batizada de Sequaz em referência à qualidade ou característica do indivíduo que é justo ou imparcial na aplicação das leis. O objetivo é ressaltar o compromisso institucional com a defesa do Estado Democrático de Direito.

Após a divulgação da operação, Moro agradeceu aos policiais envolvidos no trabalho e disse que faria um pronunciamento na tribuna do Senado na tarde desta quarta-feira. Ele afirmou que era um dos alvos do plano de retaliação do PCC por ter transferido vários chefes da facção para o sistema penitenciário federal quando era ministro da Justiça e Segurança Pública.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo