Hora Brasileira

Presidente Lula sanciona Programa Escola em Tempo Integral para 1 milhão de vagas

Presidente Lula sanciona Programa Escola em Tempo Integral para 1 milhão de vagas

Presidente Lula sanciona Programa Escola em Tempo Integral para 1 milhão de vagas
Governo Lula anuncia programa de escola em tempo integral
Governo Lula anuncia programa de escola em tempo integral

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (31) o programa que institui a Escola em Tempo Integral. Com isso, o governo pretende ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, em 2023, e alcançar a meta de 3,2 milhões de inscrições até 2026.

Investimento e Anúncio do Programa

O Escola em Tempo Integral foi anunciado pelo Ministério da Educação em 12 de maio. No mesmo dia, o ministro Camilo Santana e o presidente Lula visitaram a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Johnson, em Fortaleza, no Ceará, um exemplo do que é proposto pelo novo programa. O investimento é de R$ 4 bilhões.

Aprovação do Programa

Em seguida, o Poder Executivo apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei com o objetivo de instituir o programa Escola em Tempo Integral. A proposta foi aprovada na Câmara em 3 de julho e no Senado, na semana seguinte.

Pactuação de Recursos para Acesso à Internet

O texto aprovado no Senado permitiu, ainda, a repactuação dos recursos da lei 14.172/2021 para fomentar o acesso à internet nas escolas.

Objetivos do Programa Escola em Tempo Integral

O programa é um mecanismo que busca viabilizar uma política de pactuação entre União, estados e municípios para o alcance da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Adesão ao Programa

O programa é destinado a todos os estados e municípios, que podem adotar e pactuar metas com o MEC, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec).

Funcionamento do Programa Escola em Tempo Integral

O programa considera, além do tempo e de sua ampliação, o uso dos espaços dentro e fora da escola, os diversos saberes que compõem o currículo escolar, a articulação com os campos da saúde, cultura, esporte, ciência e tecnologia, meio ambiente e direitos humanos.

Linha de Crédito para a Construção de Novas Escolas

De acordo com o Ministério da Educação, uma linha de crédito foi aberta para estados e municípios, com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando à construção de novas escolas.

Acesso à Internet nas Escolas

No projeto das escolas em tempo integral, é tratado ainda o acesso à internet de banda larga. O texto amplia o prazo da execução da lei 14.172/2021, que garantiu o repasse de R$ 3,5 bilhões para a compra de equipamentos para alunos e professores acompanharem aulas de modo online devido ao isolamento imposto pela pandemia de Covid-19.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo