Hora Brasileira

Recorde de Conflitos no Campo em 2023, Assassinatos Diminuem

Recorde de Conflitos no Campo em 2023, Assassinatos Diminuem

O Brasil registrou um número recorde de conflitos no campo em 2023, mas observou o menor número de assassinatos desde 2020, com destaque para os conflitos indígenas.
Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Reprodução
Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Reprodução

Segundo o relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Brasil enfrentou um recorde de conflitos no campo em 2023, com 2.203 casos registrados, marcando um aumento de 60% na violência rural nos últimos dez anos. As disputas por terra dominaram as ocorrências, correspondendo a 71,80% dos casos.

Redução no Número de Assassinatos:

Apesar do aumento nos conflitos, o país registrou 31 assassinatos relacionados a essas disputas no primeiro ano do governo Lula, o menor número desde 2020. A população indígena foi a mais afetada, com 14 vítimas, representando 45,17% dos casos de assassinato.

Distribuição Regional dos Conflitos:

O relatório destaca que o Norte do Brasil é a região com mais casos de disputas por terra, representando 35% das ocorrências, seguido pelo Nordeste com 32%. Os estados do Pará e Maranhão lideram em número de conflitos registrados no período de 2014 a 2023.

Trabalho Escravo e Exploitação:

Além disso, a CPT reportou um aumento nas denúncias de trabalho escravo rural, com 2.663 pessoas libertadas em 2023, em 251 casos fiscalizados. Este foi o maior número de ocorrências reportadas em uma década, ressaltando a contínua exploração no campo brasileiro.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo