Hora Brasileira

Tragédia em Mina de Ouro Venezuelana

Tragédia em Mina de Ouro Venezuelana

O colapso de uma mina de ouro na Venezuela deixa um saldo trágico de mortos e soterrados, destacando os perigos da mineração ilegal na região.
Acidente de Abimbo deve ser um alerta para melhorar a segurança dos mineiros
Acidente de Abimbo deve ser um alerta para melhorar a segurança dos mineiros

O colapso de uma mina de ouro em La Paragua, estado de Bolívar, resultou em pelo menos 30 mortos e 100 pessoas soterradas, conforme informado pelo prefeito Yorgi Arciniega. A mina, conhecida como Bulla Locacerca, situa-se a 750 quilômetros a sudeste de Caracas e desabou em uma área de difícil acesso.

Resposta das Autoridades:

Edgar Colina Reyes, secretário de Segurança Cidadã do Estado Bolívar, confirmou duas mortes e dois feridos até o momento. A região de Bolívar, afetada pela mineração ilegal, tem enfrentado um aumento nos acidentes relacionados a essa atividade, frequentemente controlada por grupos criminosos.

Contexto da Mineração Ilegal:

A mineração ilegal tem se expandido em Bolívar, chegando ao Parque Nacional Canaima, perto da fronteira com o Brasil. La Paragua, o local do desastre, está aproximadamente a 60 quilômetros deste parque nacional.

Incidentes Anteriores:

Outro desabamento ocorreu em dezembro de 2023, deixando ao menos 10 mortos. Contudo, a ONG SOS Orinoco reportou 18 mortes, destacando os riscos da mineração ilegal e as condições precárias de trabalho.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo