Hora Brasileira

PEC da reforma tributária aprovada na Câmara; Senado é o próximo passo.

Publicidade

PEC da reforma tributária aprovada na Câmara; Senado é o próximo passo.

Proposta foi aprovada pela maioria dos deputados em segundo turno na madrugada desta sexta-feira

A reforma tributária, cuja proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada na madrugada de sexta-feira (7) na Câmara dos Deputados, segue agora para discussão no Senado Federal. O texto foi aprovado em segundo turno depois de mais de 12 horas de debate e votação. Uma emenda aglutinativa foi aprovada pelos deputados, mas todos os destaques que poderiam alterar partes do texto foram rejeitados.

A reforma tributária tem como objetivo alterar e simplificar o sistema tributário brasileiro. O texto substitui cinco impostos – PIS, Cofins e IPI (tributos federais) por uma Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS), gerida pela União; e ICMS (tributo estadual) e ISS (tributo municipal) por um Imposto Sobre Bens e Serviço (IBS), que será administrado por estados e municípios. O texto aprovado também prevê três alíquotas para o futuro Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), incluindo uma alíquota zero para alguns setores.

Apesar da resistência de algumas partes, incluindo movimentos do ex presidente Jair Bolsonaro (PL) e partidos da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para votar contra a reforma, a proposta foi aprovada pela maioria. Após a votação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, expressaram suas satisfações nas redes sociais.

O texto foi submetido a algumas alterações de última hora pelo relator da proposta, Aguinaldo Ribeiro (PP-AP). Estas alterações incluíam mudanças na governança do Conselho Federativo, que será responsável por gerir o IBS, e tratamento diferenciado para a Zona Franca de Manaus e as Áreas de Livre Comércio.

A proposta agora será discutida e votada no Senado, possivelmente no segundo semestre. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, declarou que a discussão deverá ocorrer até o final do ano.

Tabela de Votos

Partido SIM NÃO ABST.
Avante 6 1
Cidadania 4 0
MDB 36 6
Novo 1 2
Patriota 3 1
PCdoB 6 0
PDT 16 1
PL 20 75
Podemos 10 2
PP 40 9
PSB 15 0
PSC 2 1
PSD 39 4
PSDB 12 2
PSOL 10 0 3
PT 67 0
PV 6 0
Republicanos 37 3
Solidariedade 4 0
União 48 11

Shortcode incorreto inicializado

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo