Hora Brasileira

Polícia Federal vai investigar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria

Polícia Federal vai investigar ida de Bolsonaro à embaixada da Hungria

A Polícia Federal vai investigar a estadia de Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria em Brasília, após a apreensão de seu passaporte, em meio a investigações criminais.
Vídeos das câmeras de segurança da embaixada da Hungria no Brasil com o ex-presidente Jair Bolsonaro NYT
Vídeos das câmeras de segurança da embaixada da Hungria no Brasil com o ex-presidente Jair Bolsonaro NYT

A Polícia Federal vai investigar a visita de Jair Bolsonaro (PL) à embaixada da Hungria em Brasília, ocorrida dias após a apreensão de seu passaporte por uma operação. Revelado pelo jornal americano “The New York Times”, o ex-presidente passou dois dias na embaixada, levantando suspeitas sobre suas intenções.

Sendo alvo de investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), a estadia de Bolsonaro na embaixada levanta questões legais, dado que, nesse local, ele estaria fora do alcance das autoridades brasileiras. A investigação busca esclarecer se houve tentativa de asilo, o que poderia levar à solicitação de uma ordem de prisão preventiva pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ou pela Polícia Federal.

O Código de Processo Penal brasileiro permite a prisão preventiva em várias circunstâncias, incluindo a garantia da ordem pública e econômica, e quando há provas de crime e indícios suficientes de autoria. Esta medida pode ser aplicada caso o investigado descumpra obrigações de outras medidas cautelares.

A defesa de Bolsonaro confirma sua estadia na embaixada, alegando que foi um encontro para manter contatos com autoridades húngaras, enfatizando seu bom relacionamento com o primeiro-ministro Viktor Orbán. Segundo os advogados, qualquer interpretação que ultrapasse essa explicação seria uma distorção dos fatos, classificando-a como fake news.

Leia também

Publicidade

Compartilhe

Publicidade

Bem Vindo ao HoraBrasileira

Nosso blog se destaca pela ampla variedade de conteúdos, incluindo política, economia, cultura, entre outros, com contribuições de colaboradores globais. Oferecemos nosso conteúdo em vários idiomas, essencial tanto para brasileiros no exterior quanto para estrangeiros.

Nossa missão é fornecer informações precisas, confiáveis e imparciais, com uma abordagem equilibrada, apesar de nossa orientação política progressista.

Comprometidos em manter a comunidade brasileira no exterior bem informada, garantimos acesso a notícias atualizadas e equilibradas sobre o Brasil e o mundo em diversas plataformas e idiomas.

Se você tem paixão por escrever e algo a dizer, queremos ouvir!

Pular para o conteúdo